Usina Estiva realiza SIPAT em fevereiro

Assista ao vídeo sobre Segurança no Trabalho:  https://youtu.be/wDr0ac_BPSc

 

A SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho -, da Usina Estiva aconteceu de 17 a 21 de fevereiro, com uma extensa programação, visando tão somente preservar a integridade de seus colaboradores e a de todos que fazem parte de suas vidas, dentro e fora da empresa. Organizada pelas equipes do RH; Segurança do Trabalho; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e Comunicação e Eventos, a SIPAT contou ainda com exposição cultural com dezenas de desenhos feitos por familiares de colaboradores retratando seus locais de trabalho.

A abertura teve a palestra do sargento da Polícia Militar, João Henrique, que falou sobre direção defensiva. Na terça-feira o tema foi qualidade de vida, abordado pela nutricionista Maraísa Navarro Verna; no terceiro dia o conteúdo foi “Mãos e pés, aliados para a grande descida dos implementos”, abordado pela fisioterapeuta ocupacional da Usina Estiva, Lilian de Mello Bernardes; o quarto dia trouxe informações sobre a segurança no manuseio de ferramentas manuais, com Carolina Santos da Silva,  promotora técnica e especialista em treinamentos e desenvolvimentos de soluções, da Gedore, e no encerramento uma peça de teatro, patrocinada pelo São Francisco Saúde, abordou com muito humor a necessidade da prevenção no ambiente de trabalho.

Ainda no encerramento, foi apresentado um vídeo com participações especiais de familiares dos colaboradores, que, ao final, participaram da cerimônia trajando seus equipamentos de proteção individual, momento de emoção para todos.

Para o gerente de RH, Bruno Damascena, a semana alcançou seus objetivos. “Organizamos a SIPAT com muito zelo e cuidado, antes do início da nossa nova SAFRA justamente para que ela nos ajude a dar mais atenção aos detalhes, ao nosso ambiente de trabalho, aos perigos e riscos que corremos todos dias pelo simples fato de acordar”, disse Bruno.

Sandro Cabrera, diretor da Usina São José da Estiva, também falou aos participantes. “É importante que todos observem as questões de segurança para si e para seus colegas de trabalho e é bom ver todos tão envolvidos e empenhados”, disse Sandro.

O gerente de Área Industrial, Marco Antonio Toledo, destacou a importância de abordar assuntos que são relevantes ao dia a dia de cada um. “É necessário que cada um tenha consciência do seu papel para se evitar acidentes, pois sempre que um ocorrido, vemos que poderia ter sido evitado se a pessoa tomasse os devidos cuidados”, apontou.

Paulo Kronka, gerente de Área Agrícola, destacou o trabalho dos organizadores da SIPAT, bem como o da equipe de Segurança do Trabalho. “Nós temos um grande desafio para a safra 2020/2021 e esse desafio também passa pela segurança. Por isso é tão importante estarmos aqui para ampliar nossa cultura para a segurança de cada um de nós e dos nossos colegas de trabalho”, disse Kronka.

José Luiz Passoni, engenheiro de Segurança do Trabalho da Usina Estiva, destacou que cada profissional da empresa conhece bem o seu trabalho. "Assim somos nós da Segurança, enxergamos os riscos e alertamos vocês para evitá-los". Zequinha também lançou o desafio de todos unirem esforços para melhorar ainda mais os indicadores de segurança na Estiva.

De acordo com o enfermeiro do Trabalho, Júlio Gonçalves, que falou em nome de toda a equipe de Medicina do Trabalho, a semana foi valiosa. "Encerramos o evento da SIPAT, mas podemos dizer que iniciamos um novo processo. Com todos os temas abordados nas palestras, nos abriu caminho a uma reflexão da importância de um trabalho seguro, para que possamos voltar para nossas famílias", apontou.

Júlio também salientou a importância do evento de orientações para prevenção de acidentes de trabalho, pois "quando um colaborador é encaminhado à medicina ocupacional por um acidente uma gama de adversidades o acompanha, nada melhor que prevenir tudo isso”.

Comentários ()