Fundada em 31 de março de 1964  - por José Willibaldo de Freitas, Dr. Antonio Ribeiro do Vale, Juca Borges e Gino de Biasi, este último considerado um desbravador e visionário para seu tempo -, a Usina São José da Estiva localiza-se no município de Novo Horizonte-SP, região centro-oeste do Estado (a 400 km de São Paulo), e produz açúcar, etanol e energia usando a cana de açúcar como matéria prima.

Ao longo de quase seis décadas, a Usina Estiva construiu uma reputação sólida na sua região e no setor sucroenergético, no Brasil e no mundo. Graças a sua visão sistêmica de gestão, a empresa cresceu atuando prioritariamente em três frentes: produtividade, qualidade e crescimento econômico; desenvolvimento humano e bem-estar de seus colaboradores e familiares; e desenvolvimento socioeconômico da comunidade onde atua.

A Usina Estiva investe de forma contínua em projetos sociais, educacionais, culturais, ambientais, de saúde, esporte e lazer. Além de programas e ações internas de gestão própria, a empresa apoia entidades, ONGs ou organizações governamentais em projetos que contribuam na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 

 

Linha do Tempo

1964

A inauguração da Usina São José da Estiva foi um marco para Novo Horizonte. Naquele ano a moagem foi de 217 toneladas de cana para a produção de 348 sacas de açúcar.

inicio das obras da usina estiva em 1963.jpg (179 KB) 

Anos 1970 

Uma nova moenda começa a operar e a Usina passa a produzir a energia que consome. Até final da década um novo gerador foi adquirido e a produção de álcool anidro foi iniciada. A aquisição de uma nova centrífuga fez aumentar a produção de açúcar.

antigas (13).jpg (115 KB)

Anos 1980

No início da década de 80 a moagem passou para 3,5 mil toneladas de cana por dia. Dentre os fatos marcantes do período destaque para a compra de um aparelho de destilação com capacidade para 60 mil litros/dia, a compra de mais um terno de moendas e o começo da produção de levedura seca para ração animal. Já nos primeiros anos (1981) o setor de Assistência Social é criado para prestar atendimento aos colaboradores. 
 
1 Moenda (6).jpg (144 KB)
 

Anos 1990

Na área social a Assistência é transferida para a cidade e inaugura o consultório odontológico; os ônibus que levam os rurículas são equipados com caixas térmicas e na lavoura a água servida é gelada; a primeira turma de alfabetização é formada; Telecurso 2000 é iniciado internamente e escolinha de futebol é implantada. Na indústria novos equipamentos permitem ampliação de capacidade produtiva e Estiva bate recordes; na Agrícola começa a implantação do corte mecanizado. No final da década a Estiva define suas políticas de qualidade e amplia capacidade de armazenagem de álcool para 73 milhões de litros.

ADentista (3).jpg (103 KB)

Anos 2000

Já no início da década a energia excedente passa a ser comercializada e a produção de açúcar atinge 1,6 milhão de sacas; a vinhaça passa a ter sistema de distribuição (vinhaçoduto) e começa a produção de bagaço hidrolizado para ração animal; a produção de álcool também é ampliada e as ações educacionais e sociais, internas e externas, rendem prêmios e reconhecimentos como o Top of Quality e o de segunda melhor empresa para se trabalhar em todo o país. Em 2007 a Usina adere ao Protocolo Agroambiental e no ano seguinte já havia mecanizado 90% do corte em suas áreas. Adotou o sistema de limpeza a seco da cana que chega à indústria e o plantio no sistema Meiose em suas lavouras. Faz parceria com projeto Atletas do Futuro, planta 5 mil árvores num único ano e adere ao Projeto de Sustentabilidade da Copersucar. Em 2009 amplia a capacidade de moagem para 3,5 milhões de toneladas de cana e implanta projetos como Canecas Ecológicas.

2000 (39).jpg (86 KB)

 Anos 2010 a 2013
 
 
Os investimentos na educação continuada de seus colaboradores são ampliados e no Agrícola começa a ginástica laboral. Aumenta a capacidade de exportação de energia elétrica; Brigada de Incêndio comemora 10 anos. Cresce o apoio a projetos de preservação do meio ambiente e de prevenção ao uso de drogas (Proerd e Beija Flor), e recuperação de nascentes; investimento em programas sociais, esportivos e educacionais é ampliado e a Usina leva 20 estudantes para intercâmbio cultural na Espanha; campanhas de saúde são ampliadas. O setor Agrícola começa a pesquisar o plantio de sorgo sacarino para produção de etanol e de milho para silagem e alimentação do gado; na lavoura veículos são adaptados para equipe de herbicidas e áreas de vivência são implantadas. Agrícola e Indústria implantam a certificação digital da cana. Estiva recebe pesquisadores holandeses para criação de protocolo de sustentabilidade.
 
 
eurocentres 036.jpg (277 KB)

 

2014 

ADentista (1).jpg (40 KB)
 

O ano é marcado pela celebração dos 50 anos de sua fundação. Entre as ações realizadas para este importante acontecimento, um grande evento oferecido aos colaboradores, autoridades e convidados incluindo missa em ação de graças e café da manhã. No mesmo ano recebe diversos prêmios no MasterCana Social e MasterCana Brasil 2014. Foram 24 projetos inscritos e dez prêmios recebidos, entre eles o de Empresa do Ano em Responsabilidade Social, na modalidade Centro-Sul, e Empresário do Ano, para o diretor Sandro Cabrera. Projeto Era Uma Vez... Europa leva estudantes para a intercâmbio Cultural na Espanha. 

 

2015

 

Entre os destaques do ano estão o Prêmio Empresa do Ano pelo MasterCana Brasil; a doação da Cinecoteca para que o município atenda alunos da rede pública de Educação; novo logo unifica conceito da Usina São José da Estiva; diversas campanhas destacam prevenção e cuidados para colaboradores e familiares; missa em ação de graças marca início de nova safra e os 51 anos da Usina Estiva; APAE de Novo Horizonte e Hospital Emílio Carlos têm apoio da Usina Estiva em reformas e ampliações, e reportagem especial mostra o viveiro da Usina Estiva, importante estrutura para ações de reflorestamento e preservação.

 

2016

Era uma vez Brasil.jpg (47 KB)

 

Na indústria destaques para a adoção de camisas multidrenagem para as moendas, a primeira do Brasil, e para maior capacidade de produção de açúcar e recordes de produção; novas tecnologias para a gestão da empresa são adotadas. Projeto Era Uma Vez... Europa faz a sua terceira edição e foca na história do Brasil, levando os alunos para Portugal; pelo terceiro ano consecutivo, a Usina Estiva recebe o Prêmio MasterCana Empresa do Ano em Responsabilidade Social. Eventos como a formatura do Proerd, que reúne quase 500 estudantes, e a Festa Junina marcam o encerramento do primeiro semestre do ano. Ainda em 2016, a Brigada faz treinamentos para o combate a incêndio. Usina São José da Estiva recebe mais um Prêmio MasterCana Brasil e o superintendente geral Roberto Holland Filho é eleito um dos mais influentes do setor. Em outubro de 2016 morre Walter de Biasi. O ano termina com o projeto 1º Voo Cultural, que leva a primeira turma para São Paulo. Estudantes de escolas públicas conhecem a capital paulista, visitam museus e voam pela primeira vez.

 

2017

2017 Brinquedoteca Santa Casa.jpg (77 KB)
 

Usina Estiva forma a terceira turma do programa Operador-Mantenedor na Manutenção Automotiva e aproveita o trabalho de manutenção da entressafra para promover ampliações. A safra começa com a celebração de missa em ação de graças e, nos primeiros meses, registra novos recordes de moagem. Na área social, destaque para a reforma Brinquedoteca na Santa Casa de Novo Horizonte, que recebe o nome de D. Ana Ester de Biasi 

 

2018

Jo Biase medalha.jpg (91 KB)
 

Celebração marca os 54 anos da Usina Estiva e CIPA comemora 40 anos; Usina Estiva adere ao programa Etanol Mais Verde e Destilaria bate recorde na produção de etanol. Setor Agrícola inicia nova fase de renovação dos canaviais; educadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo visitam Usina Estiva para Seminário de Educação pelo terceiro ano consecutivo; e o Projeto Desafio Literário é lançado em escolas públicas de Novo Horizonte. Colaboradores lançam campanha Lacre Solidário e Jô de Biasi recebe Medalha do Mérito Legislativo por Desafio do Bem.

 

2019

2019 simulado de incêndio.jpg (236 KB)

 

Os 55 anos da Usina São José da Estiva são marcados por missa em ação de graças. A safra começa e já registra crescimento da eficiência industrial em 5 pontos percentuais. A Usina Estiva realiza um dos maiores simulados de combate a incêndio com a participação, inclusive, do Corpo de Bombeiros. Dra. Nancy Machado de Biasi é homenageada e seu nome é eternizado em sala multifuncional no estádio Jorge Ismael de Biasi.

 

2020

2020 - kits eu me cuido.jpg (614 KB)

 

Usina Estiva adere ao Renova Bio e Sipat tem edição especial para reforçat conceitos e práticas diárias de segurança. Mundo vive pandemia de covid-19 e Usina Estiva coloca em práticas medidas de prevenção e proteção de seus colaboradores. Eventos cancelados; criação de comitê de crise; distanciamento; doação de álcool em gel; distribuição de máscaras para público interno e comunidade; kits de segurança com EPI’s para os colaboradores; adoção de álcool em gel em todos os setores e máquinas, entre outras medidas. Nem mesmo o cenário pandêmico impede o registro de recordes de eficiência no campo e na indústria. Eficiência industrial cresce 23%. Sistema de monitoramento por satélite ajuda no combate aos incêndios. Usina Estiva recebe Prêmio Nacional por qualidade dos canaviais; safra 2020/2021 registra moagem recorde, 3,8 milhões de toneladas de cana moídas, graças às boas práticas de manejo, planejamento, qualidade e operação nas lavouras e indústria. Na área social, destaque para o repasse de R$ 220 mil para Conselhos do Idoso e da Criança e Adolescente.

 

2021

COI 2021.jpeg (776 KB)
 

Ainda em cenário pandêmico, as medidas de prevenção à covid-19 continuam, além de outras campanhas, tais como Maio Amarelo, Outubro Rosa e Novmbro Azul, e de vacinação contra a gripe. COI – Centro de Operações Industriais - entra em operação e nova área de preservação permanente é revitalizada pela Usina Estiva. Gestão Sapore é iniciada no restaurante da Usina. Campanhas solidárias distribuem cobertores e alimentos; Desafio Literário acontece em versão online. Usina Estiva conquista certificação CARB emitida pelo estado americano da Califórnia e Código de Conduta e Ética é publicado. Investimentos melhoram sinalização para trânsito de ciclistas em estrada de acesso à Usina Estiva; aplicativo Conexão Estiva é lançado; Roberto Holland Filho, superintendente geral da Usina Estiva, é novamente eleito um dos mais influentes do setor e mais uma vez Usina Estiva é campeã nacional por qualidade dos canaviais. Projeto Crescendo Com a Gente dá oportunidade para colaboradores que estudam Agronomia; práticas, treinamentos e campanhas reforçam conceitos e ações para ampliar a segurança no ambiente de trabalho e Projeto 60+ Cultura envolve a terceira idade em Novo Horizonte. Forte Estiagem afeta produção e safra termina mais cedo do que o esperado.

 

2022

2022 Master Cana Jo e Roberto.jpg (30 KB)

 

Ano começa com treinamentos para os desafios da safra 2022/2023. Usina Estiva é destaque no ranking da Copersucar; Energia do Bem: repasses da Usina Estiva já somam mais de 420 MWh para o Hospital de Amor de Barretos; mais uma SIPAT aborda medidas e ações de segurança no trabalho; InovaRH inicia atualização tecnológica e de processos para a gestão e pessoas; campanhas destacam prevenção a incêndio e segurança no trânsito; Proerd retoma a cerimônia de formatura após pandemia; Festa de Todos os Povos tem sua primeira edição; Jô e Roberto de Biasi representam Usina Estiva na premiação MasterCana Social 2022 por Desafio do Bem; empresa recebe o Selo Udop por Boas Práticas Ambientais. Agosto marca novos recordes de produção de açúcar e safra 2022/2023 termina com moagem 14% maior do que o esperado. 

 

2023

Canavial.jpg (201 KB)

 

Ano é destaque por avanços e investimentos. O primeiro a ser notícia é a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, que entra em operação. Usina Estiva e Senar iniciam a primeira turma do Jovem Aprendiz no setor Agrícola e Projeto Cumbuca instiga aprendizado para as lideranças. Safra inicia em abril com previsão de moer 3,8 milhões de toneladas e começa um dos mais ousados programas de desenvolvimento de lideranças, a Escola de Líderes, para 120 colaboradores. Novos recordes de moagem são registrados no início da safra e Usina marca a melhor semana de produção em seis anos. Na Fábrica de açúcar nova ferramenta digital padroniza relatórios. Setor Agrícola destaca benefícios da tecnologia e de drones no campo e o Sistema Smart Calda automatiza e agiliza formulações e tratos culturais. Na Indústria novos investimentos ampliam a capacidade de armazenagem de açúcar e etanol e nova caldeira começa a ser planejada para iniciar operação em 2025. Investimento permitirá maior produção de energia. Roberto Holland Filho é eleito CanaSauro 2023 e recebe reconhecimento nacional por sua contribuição ao setor. Usina Estiva recebe Prêmio MasterCana Brasil por avanços tecnológicos e humanos no combate a incêndio e conquista a recomendação para a Certificação FSSC 22000 por segurança de alimentos. Equipe agrícola é Penta na qualidade de suas lavouras e celebra o quinto Prêmio Nacional por Excelência nos Canaviais; a safra termina com recorde de moagem. 4,100 milhões de toneladas, 18,3% maior do que o previsto. Plugado forma a 20ª turma em curso de informática e o espetáculo Encantos de Natal emociona pelo segundo ano consecutivo.