Primeiro mês de colheita na Estiva supera expectativas

 A Usina São José da Estiva fechou o primeiro mês de colheita para a safra 2023/2024 no dia 10 de maio com números promissores.

Segundo Paulo Bueno, supervisor de CTT – Colheita, Transbordo e Transporte, os primeiros 30 dias trouxeram resultados acima das expectativas. “Tínhamos uma programação inicial, com base na safra passada e com as melhorias realizadas, de colher em média 650 toneladas por dia com cada colhedora de uma linha em operação. Chegamos à marca de 695 toneladas por dia e já reduzimos de 19 para 17 máquinas em campo”, destaca.

Além disso, as duas colhedoras que trabalham em duas linhas também estão fazendo bonito. A expectativa era colher 975 toneladas por dia com cada máquina e a colheita alcança 1064 toneladas/dia. “Estas duas máquinas começaram a operar no ano passado. Tivemos a fase de adaptação e aprendizado e este ano superamos”, disse Paulo, lembrando que o campo preparado, a quantidade de transbordos e a qualificação dos operadores têm trazido resultados acima do esperado.

De acordo com Paulo, os números positivos dependem de vários fatores, inclusive da Indústria. “Com o aproveitamento que a indústria tem apresentado hoje, com média alta na diária de moagem, podemos até considerar a redução de máquinas na lavoura. Se nada mudar na parte climática, estimamos que será possível readequar o planejamento e até mesmo o número de máquinas no campo, que tem respondido muito bem”, afirmou.

Comentários ()