Ferramenta digital padroniza relatórios na fabricação da Usina Estiva

A adoção de um tablet trouxe padronização para os relatórios de troca de turnos na Usina São José da Estiva, substituindo os antigos cadernos de anotação.

A ferramenta, Fábrica 4.0 foi desenvolvida com a ajuda do departamento de Tecnologia da Informação (TI) e permite que o líder do turno insira todas as informações para que a equipe que assume o turno seguinte possa dar continuidade ao que está em curso com a mesma eficiência e controle.

Segundo Jéssica Bruna Chinelatto, analista de Processos Industriais, o formulário tem informações sobre o tratamento de caldo, fabricação de açúcar, possíveis manutenções realizadas no dia, além de dados técnicos, como as características da matéria prima que está em processamento. “Nos cadernos o líder respondia perguntas, sempre escrevendo à mão, e deixava as informações, que serviam para criar uma sistemática e padronização dos processos nas passagens de turno. Com o tablet, as informações inseridas, colocadas como respostas às perguntas do questionário, geram um relatório que também é compartilhado comigo, com o encarregado e gerente da área”, explica.

Segundo os líderes, a mudança trouxe agilidade e confiabilidade para as informações e a gerência já estuda a adoção do mesmo sistema para a moagem, além da fabricação de açúcar e etanol.

Comentários ()