Costurando Futuro é lançado em Novo Horizonte 

Com o objetivo de promover o empoderamento e a autonomia por meio da capacitação de profissionais de costura, impulsionando sua mobilidade social e seu desenvolvimento, o projeto Costurando Futuro foi lançado em Novo Horizonte, com patrocínio da Usina São José da Estiva – através da Lei Rouanet -, e apoio da Diretoria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Novo Horizonte e da AFAF - Consultoria em Incentivos.  

R6__0024 - cópia.jpg (5.50 MB)

Costurando Futuro oferece profissionalização e capacitação para quem deseja atuar no ramo da moda sustentável. Os participantes terão conteúdos e aprendizado sobre corte e costura e design sustentável, com aulas presenciais ministradas por profissionais especializados, incluindo a técnica upcycling, que reaproveita materiais diversos, tais como garrafas de plástico e uniformes descartados. Estas oficinas têm curadoria e participação do estilista Walter Rodrigues, um dos nomes mais importantes da moda brasileira, e também da designer uruguaia, Agustina Comas, que já levou sua marca para as passarelas do Brasil Eco Fashion Week e foi premiada na categoria “Inovação e Tecnologia” pelo Prêmio Fashion Futures em 2021. 

R6__0008 - cópia.jpg (5.02 MB)

O lançamento aconteceu no Centro de Geração de Renda, no início de outubro, e, representando a Usina São José da Estiva, contou com a presença de Rose Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos, Guilherme da Mata, analista de Comunicação, Daniel Ruiz, gerente de Área de Controladoria, e Márcio Pedro, encarregado contábil. Também esteve presente Andreia Correa, diretora do CRAS de Novo Horizonte, e Bia Pimentel, representante do Instituto Focus Têxtil, proponente do projeto.

“Além do retorno financeiro, o projeto contribui para desenvolver a autoestima e as competências pessoais dos participantes”, lembra Rose Guerra.  

R6__0014 - cópia.jpg (4.69 MB)

O entusiasmo dos participantes chamou a atenção dos presentes. "É ótimo ver tantas pessoas engajadas em participar. Isso mostra que foi um acerto da Usina Estiva em contribuir para proporcionar conhecimento e prática sustentável, em uma profissão que carece de mão de obra qualificada”, destacou Daniel.  

Para os responsáveis pelo projeto, Costurando Futuro representa o primeiro passo de um novo ciclo em prol da moda sustentável - uma iniciativa que propõe mais conhecimento, mais sustentabilidade e mais geração de renda. 

Comentários ()