Usina Estiva forma a primeira turma de Jovens Aprendizes

17 jovens iniciaram o aprendizado em janeiro de 2023 e, em fevereiro de 2024, chegaram à formatura. Todos estão preparados para conquistarem seu espaço no mercado, atuando na de Manutenção de Máquinas Agrícolas, uma área carente de mão de obra qualificada.

Depois de pouco mais de um ano de atividades, 17 jovens do projeto Jovem Aprendiz tiveram a sua formatura na Usina São José da Estiva. Os alunos tiveram formação para atuarem como mecânicos de Manutenção de Máquinas Agrícolas e toda a capacitação ocorreu através de atividades controladas, em ambiente protegido, atendendo à demanda e focados na realidade da empresa. O conteúdo teórico foi ministrado pelo Senar, pelas mãos do professor Edval Piatti, que elogiou a turma. “Vocês foram os melhores alunos que já tive, podem e merecem muito mais. Tenho certeza que em breve os verei como gestores”, afirmou.

Na cerimônia, o secretário do sindicato Rural de Novo Horizonte, Benedito Cardoso, representou toda a diretoria do Senar local e deixou a sua mensagem. “Ficamos felizes em participar deste momento e trazemos aqui as melhores impressões que a Usina Estiva apresentou junto à superintendência do Senar, por sua organização e qualidade dos conteúdos. Parabéns a todos”, afirmou Benedito.

Na Usina Estiva, os jovens passaram pelas áreas da Colhedora, Trator, Caminhão, Elétrica e Hidráulica, sempre conduzidos pelos encarregados de cada setor e orientados pelo gerente de Área de Manutenção Automotiva, Oudelso Val Júnior. Na opinião de Oudelso, que idealizou Jovem Aprendiz na Estiva junto com os gerentes de Divisão Agrícola, Clézio Menandro, e de Recursos Humanos, Bruno Damascena, a primeira turma demonstrou a qualidade do projeto.

IMG_9648.jpg (3.06 MB)

Os 17 jovens que começaram o projeto chegaram à formatura, qualificados para o mercado de trabalho. “Formamos profissionais nessa área, preparados e aptos a ocupar seu espaço, e descobrimos jovens interessados e comprometidos, que podem ocupar outros postos além daqueles que temos neste momento”, afirmou o gerente.

Para Clézio Menandro, o projeto veio ao encontro da forte necessidade de mão de obra qualificada e mostrou-se bastante eficiente. “Vimos que foi um projeto de sucesso para todos, contribuindo para preencher o quadro de colaboradores da Usina e dando oportunidade, experiência e conhecimento para ingressarem no mercado de trabalho”, disse Clézio. 

Oudelso e Clézio agradeceram a parceria com o Senar e todo o apoio recebido na empresa através da diretoria, superintendência, gerências e da Divisão de Recursos Humanos.

Segundo Bruno Damascena, o momento foi de alegria, pois era a hora de consolidar a formação da primeira turma voltada para área de Manutenção Automotiva, um setor carente de novos profissionais no mercado de trabalho. “Ficamos felizes pois, além cumprirmos com o nosso dever de formar jovens para o mercado de trabalho, também finalizamos o projeto já efetivando alguns jovens no quadro de colaboradores da Usina Estiva, o que confere uma dupla alegria para todo o time de RH e da Manutenção Automotiva”, afirmou.

A jovem Rayssa Caroline Ribeiro representou seus colegas com um discurso rápido e emocionado. Além de agradecer à Usina Estiva e ao Senar pela oportunidade, Rayssa destacou algo que, segundo ela, foi comum para a turma. “Tivemos apoio total da empresa e do Senar e, ainda que cada um de nós tenha um objetivo diferente ao estar neste projeto, tenho certeza de que ele marcou a nossa vida. Muito obrigada”, afirmou.

Comentários ()