Usina Estiva realiza SIPAT online

Pelo segundo ano consecutivo, a Usina São José da Estiva realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) de forma online. O objetivo foi levar mais conhecimento ao colaborador para que o seu ambiente de trabalho seja cada vez mais seguro, mas também disponibilizar este conhecimento no ambiente externo, para familiares e amigos.

“Acreditamos que a Segurança, e tudo o que ela envolve, seja para a vida e não apenas para o local de trabalho. A SIPAT vem reforçar este tema, tratado durante o ano todo, buscando sempre o avanço na Segurança e oferecendo mais qualidade de vida ao colaborador”, afirmou Bruno Damascena, gerente de Divisão de Recursos Humanos da Usina Estiva.

Segundo ele, os temas escolhidos para a SIPAT 2024 foram ao encontro das principais necessidades da empresa e o formato online tornou o conteúdo acessível. “A ideia é que o colaborador pudesse assistir as palestras quantas vezes quiser”, lembrou.

A SIPAT 2024 aconteceu de 04 a 08 de março. Os colaboradores foram recepcionados por equipes do RH e da Segurança do Trabalho, na Usina e no Setor Agrícola, que lhes entregavam folhetos e orientações. “O folheto trouxe os cinco temas da SIPAT e orientações de como poderiam ser acessados. Os vídeos ficaram disponíveis durante a semana e, após assisti-los, o colaborador poderia responder um quiz sobre o tema”, explica Daiane Zanini, especialista em Desenvolvimento Humano Organizacional.

José Luís Passoni, engenheiro de Segurança do Trabalho disse que o interesse pelo conteúdo da SIPAT evoluiu quando comparado à edição anterior. “Ao analisarmos o aplicativo, notamos que um número maior de colaboradores acessou os vídeos”. Segundo Passoni, dois fatores podem explicar a evolução. “Com a ajuda do TI, melhoramos a disponibilidade do sinal da internet na empresa e em alguns horários, os colaboradores aproveitaram o DDS – Diálogo Diário de Segurança, para assistir os vídeos e já debater seus conteúdos”, apontou.

Segundo Daiane, mais de 1200 colaboradores assistiram 100% dos vídeos e essa semana estão recebendo uma garrafa de água personalizada como brinde pela participação. Quem respondeu ao quiz, concorrerá a um sorteio de vários brindes, previsto para as próximas semanas.

Comentários ()