Firme em seu propósito de otimizar os recursos naturais e aprimorar seus processos de produção, a Usina São José da Estiva está investindo em uma nova ETA – Estação de Tratamento de Água.
O novo sistema é composto por equipamentos modernos, inclusive com a utilização da osmose, para a desmineralização da água. “Osmose é um processo necessário à qualidade da água que passará pela nova caldeira, bem como para as demais já instaladas”, explica André Gatto, gerente de Área de Utilidades e Manutenção.
Ao contrário da estação anterior, que era aberta e ocupava um espaço maior, a nova ETA é mais compacta e totalmente fechada. “Ela tem quatro módulos e cada um tem capacidade para processar 100 metros cúbicos de água por hora. O sistema de osmose consegue desmineralizar 100 metros cúbicos por hora”, detalha André.
Segundo o gerente, os 400 metros cúbicos tratados por hora, são um avanço significativo. “Praticamente dobramos a capacidade de tratamento de água, já nos antecipando a futuras ampliações que possam ser necessárias”, informou.
Além disso, André destacou que a área antes ocupada pela ETA, passou a ser usada para acondicionar o bagaço.
Comentários ()