RenovaBio - Usina Estiva recebe certificação para emitir créditos de descarbonização

A ANP - Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, emitiu o certificado de produção eficiente de biocombustíveis para a Usina São José da Estiva, o que lhe confere o direito de emitir o CBIOS – Crédito de Descarbonização.

A publicação oficial sobre o certificado foi feita em março, depois que a Estiva cumpriu todos os requisitos e trâmites, sob orientação da empresa certificadora SGS.

O documento, cuja validade é de três anos, habilita o produtor ou importador de biocombustível a solicitar a emissão de CBIOs em quantidade proporcional ao volume de biocombustível produzido, importado ou comercializado.

Roberto Silva, coordenador de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, explica que a adesão aos combustíveis renováveis é um caminho sem volta para o mundo. “Com a entrada dos CBIOs em operação, a matriz dos combustíveis em escala mundial, tende a se tornar cada vez mais renovável, em detrimento ao uso de combustível fóssil, ou seja, quanto mais combustível fóssil for movimentado na cadeia produtiva, maior a necessidade de compensação por créditos de descarbonização”, apontou.

Segundo ele, por se tratar de assuntos cujo enfoque é a sustentabilidade da vida no planeta, “os recursos oriundos da comercialização dos CBIOs, fomentados pela política nacional dos biocombustíveis, proverão meios para alavancar o desenvolvimento de práticas agroindustriais que otimizem o consumo de recursos naturais e promovam a eficiência energética do campo à indústria, mitigando os impactos ambientais causados pela produção”.

 

Certificado_Anidro_SJEstiva (2).jpg (638 KB)

Certificado_Hidratado_SJEstiva (2).jpg (766 KB)

Comentários ()